Espetáculo ‘Apartamento ZER01’ é apreciado pelo público

Após quase cinco meses de ensaios e preparativos, finalmente o espetáculo “Apartamento Zer01’’ pôde ser apreciado pelo público. Com direção do professor Edson Aranha, a peça foi fruto da adaptação de duas obras do dramaturgo estadunidense Tennessee Williams: ‘’Um Bonde Chamado Desejo’’ e ‘’A Margem da Vida’’. A apresentação da turma do quarto módulo do curso profissionalizante de formação de atores da Hipérion aconteceu na última quarta-feira (20) no Teatro Arraial Ariano Suassuna, localizado no bairro da Boa Vista, centro do Recife.

Várias técnicas foram treinadas com os alunos no decorrer do processo de montagem da peça, uma delas foi a chamada ‘’sensíveis’’. ‘’nós tivemos uma preparação trabalhando o sensível dos personagens através de exercícios contínuos semanalmente. Após isso é que começam a surgir os personagens de cada um’’, explica Roberta Maracajá, uma das integrantes da turma e responsável por dar vida à personagem Blanche de ‘’Um Bonde Chamado Desejo’’.

Roberta também conta como é a experiência de atuar no teatro: ‘’estar em cena é uma sensação inexplicável. Sentir a plateia, o ritmo do teatro, do seu parceiro em cena e o seu próprio ritmo é muito prazeroso. E todo esse sentimento foi possível graças à Hipérion.’’

Enredo das peças

‘’Um bonde chamado desejo’’ é o retrato de uma sociedade decadente, personificada por Blanche DuBois, uma bela mulher que volta para a casa da irmã por não ter mais para onde ir. À beira da loucura, traumatizada e sofrida, ela entra em confronto com o mundo rude e viril do cunhado, Stanley Kowalski. Essa tensão mostra uma família em ruínas num mundo conflitado, sem lugar para o amor e para a sensibilidade.

Já ‘’A Margem da Vida’’ se passa na casa de Amanda, uma mulher amargurada cujo maior objetivo na vida é conseguir um casamento para a filha, Laura. A jovem, que sofre de um defeito físico nas pernas, foge da realidade com a sua coleção de bichinhos de cristal.

Amanda convence seu outro filho, Tom, a convidar um amigo do trabalho, Jim, para um jantar na sua casa, com a esperança de que ele se torne o aguardado noivo de Laura. Tom, alter ego do autor, é um poeta que trabalha numa sapataria para sustentar a família depois que o pai os abandonou e que, sufocado pela responsabilidade, encontra refúgio no álcool.

 

6baef15a-21d9-4265-a5c1-8afb9f40aabd 954ad027-8dc5-4321-98e0-546018fbfee7 5a4e9444-8468-4b92-9ade-f3d3dab3a90d

 

 

Av Norte, 2608 Sala 4 , Encruzilhada , Recife-PE | Cep: 52041-080